A pandemia da Covid-19 nos faz refletir sobre a crucial importância do SUS e da vacinação na vida cotidiana da população.
A vacinação faz com que o nosso corpo crie “defesas” (anticorpos especiais) contra doenças específicas que podem matar ou provocar sequelas graves.
Vacina para TODOS é fundamental para o controle da pandemia e para equidade (“respeito à igualdade de direitos”), garantindo uma justiça social.
O nosso SUS era reconhecido internacionalmente pelo sucesso da vacinação no Brasil. O histórico de incentivo financeiro ao Programa Nacional de Imunização (PNI), criado em 1973, garantiu até 2020, que a população Brasileira tivesse acesso igualitário a todas as vacinas.
Por que agora, em plena pandemia, foi diferente? Por que ainda não temos vacinas para toda a população, já que o Brasil era referência no assunto?
Ainda sem respostas, precisamos lidar com a falta de vacinas para todos definindo prioridades com base em fatores epidemiológicos (grupos de risco) e de vulnerabilidade social. Seguindo esses critérios, hoje, exerci meu direito e dever de cidadã (28/04/2021 – Profissionais de Saúde com 42 anos).
Em uma sociedade desigual como a nossa, cheia de abismos sociais, apenas o SUS poderá garantir a vacinação de toda a população brasileira!
Investimento em Pesquisa já! Brasil em prol da Ciência e da Saúde!
Por: Profa Dra Jamila Perini
Pesquisadora Responsável pelo Laboratório LAPESF-UEZO
(http://lattes.cnpq.br/2210400333973948)
Komentar