top of page
  • Foto do escritorLaPesF

Trabalhos de conclusão do curso de Farmácia defendidos com sucesso!!




Equipe LAPESF tem orgulho de formar mais dois Farmacêuticos:

Matheus Pereira e Isabelle Alves, ambos orientados pela Profª Drª Jamila Perini, com coorientação da Msc. Mayara Calixto e Drª Jéssica Vilarinho, respectivamente.


Os trabalhos defendidos e aprovados com sucesso avaliaram a influência de polimorfismos genéticos no desenvolvimento da endometriose, uma doença ginecológica, considerada a doença da “mulher moderna”, caracterizada pela alta prevalência de sintomas dolorosos, além da infertilidade.


A via hormonal e inflamatória pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento da endometriose, e polimorfismos em genes envolvidos na biossíntese da leptina (LEP), do seu receptor (LEPR), e da interleucina-8 (IL8), podem ser utilizados como possíveis marcadores genéticos da doença. Observamos que o polimorfismo IL8-251A>T foi associado a um menor risco de desenvolver dor abdominal entre as mulheres com a endometriose, enquanto o polimorfismo LEPR 109A>G foi associado com o risco de dor pélvica crônica e dispareunia.


Esses trabalhos fazem parte da linha de pesquisa do LAPESF em parceria com o Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Dr. Plínio Berardo), Hospital Moncorvo Filho (Dr. Renato Ferrari), Prof Daniel Machado (UERJ/ZO) e com o Instituto Português de Oncologia do Porto (Dr. Rui Medeiros).

Os resultados desse trabalho, em breve, serão submetidos para publicação em uma revista científica internacional. Continuem nos acompanhando!


34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page