Este mês, 2 alunos do curso de Farmácia da UEZO, Estagiários do INTO, defenderam, com êxito, o TCC sobre a influência de fatores genéticos no desenvolvimento de lesões musculoesqueléticas em atletas.
Os discentes Camili Gomes Pereira e Victor Soares Wainchtock, orientados pela Profa Dra Jamila Perini na UEZO e no INTO, e pelo mestre Lucas Lopes, avaliaram a influência de polimorfismos genéticos no desenvolvimento da ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) e da tendinopatia em atletas.
O colágeno tipo I é um dos principais componentes de ligamentos e tendões, garantindo alta resistência à tração e força dessas estruturas. Os dois principais genes que regulam produção de colágeno são o COLIA1 e COL1A2, se associam formando a molécula de tripla-hélice com duas cadeias α1 e uma cadeia α2.
Em ambos os trabalhos defendidos, que estão em fase de publicação, foram observadas associações entre os polimorfismos de COL1A1 e COL1A2 com a ruptura do LCA e também com a tendinopatia.
Os atletas participantes destes estudos foram recrutados em Centros de Treinamento no Rio de Janeiro, em competições estaduais ou nacionais e no Ambulatório do Trauma do Esporte no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia - INTO.
Esses estudos fazem parte de um projeto interinstitucional UEZO-INTO, coordenado pela Profa. Jamila Perini, em andamento, e busca identificar alterações genéticas envolvidas com o desenvolvimento de lesões em atletas, com o intuito de orientar e direcionar os treinamentos, antecipar diagnósticos e propor métodos terapêuticos individualizados.
Por:
Msc. Lucas Lopes
Doutorando LAPESF-UEZO e Fiocruz
e
Profa Dra Jamila Perini
Pesquisadora Responsável pelo Laboratório LAPESF-UEZO
Comments