Alguém tem ideia do impacto da pandemia por Covid-19 em atletas brasileiros?
O Rio em pauta com a apresentadora Ermelinda Rita e o repórter Che Oliveira da Rádio Roquette Pinto (FM 94.1) no Rio de Janeiro divulgaram dados da pesquisa desenvolvida na UEZO, INTO e Fiocruz, que envolve mais de 600 atletas brasileiros.
Durante a pandemia, os atletas perderam patrocínios e tiveram que readaptar seus treinos, incluindo locais inadequados e a falta de treinadores. Com isso, quase 20% dos entrevistados relataram lesões musculoesqueléticas durante o período.
As análises sobre o impacto psicológico da pandemia, da quarentena e das dificuldades dos atletas em treinar e da falta de patrocínio estão em finalização, diz a Profa Jamila Perini. Mas já identificamos, que durante a pandemia, os sintomas como ansiedade, insônia, depressão ou estresse foram autodeclarados por cerca de 80% dos 578 atletas que já responderam o questionário.
O projeto é coordenado pela Pesquisadora Dra Jamila Perini, que é Jovem Cientista do Nosso Estado e recebe apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Por:
Profa Dra Jamila Perini
Pesquisadora Responsável pelo Laboratório LAPESF-UEZO
Comments