Hoje é dia de #newsdetodasexta.
A Profa Dra Jamila Perini teve o prazer de ministrar uma palestra no SIB (Seminários do Instituto Biomédico) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) UNIRIO, sobre:
“Polimorfismos genéticos podem ser utilizados como biomarcadores de doenças?”.
Mas o que são Biomarcadores?
São marcadores biológicos que podem ser medidos experimentalmente para indicar a ocorrência de uma determinada função normal ou patológica de um organismo, ou uma resposta a um agente farmacológico.
Os biomarcadores podem ser usados na prática clínica para o diagnóstico, para identificar riscos de ocorrência de uma doença, a gravidade ou progressão de uma determinada doença, prever um prognóstico (evolução da doença) ou monitorar um determinado tratamento (farmacogenômica) para alcançar o efeito farmacológico desejado ou evitar reações adversas graves. Ainda é possível indicar a dieta ideal para cada indivíduo (nutrigenética) ou o risco de lesões em atletas, como já falamos aqui anteriormente.
A utilização de biomarcadores tem permitido a individualização de alguns tratamentos, tem orientado alguns diagnósticos, permitido a aplicação da famosa “medicina personalizada”.
A convite do Prof. Dr. Eduardo Nogueira da UNIRIO, a Profa Jamila fez uma breve introdução sobre o tema, abordando principalmente os polimorfismos genéticos, alvo da sua principal linha de pesquisa, que atua desde 2003. Aproveitou também a oportunidade para mostrar alguns trabalhos relevantes do grupo, que foram publicados em revistas científicas de circulação internacional.
Confira a palestra na íntegra no canal do Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=rIOpu1HT6cc
Profa Dra Jamila Perini
Pesquisadora Responsável pelo Laboratório LAPESF-UEZO
Comments