Após dois anos de árduo trabalho... fechamos um ciclo, com louvor, com a conclusão da dissertação de mestrado do admirável discente Fernando Henrique Uchôa de Alencar. Parabéns pelo excelente trabalho que tive a honra de orientar!
Realizamos um estudo envolvendo 247 pacientes com doença de Dupuytren atendidos, entre 2013 a 2019, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), hospital vinculado ao Ministério da Saúde. É uma doença do tecido conjuntivo, caracterizada por uma proliferação fibroblástica progressiva e irreversível, que afeta a fáscia palmar e digital, com a formação de nódulos subcutâneos, seguido pelo aparecimento de cordas fibrosas, responsáveis pela contratura em flexão dos dedos das mãos. É uma doença incapacitante, que afeta principalmente homens acima dos 50 anos.
O trabalho foi recentemente aceito para publicação na Revista Brasileira de Ortopedia (RBO) e conclui que o sexo masculino foi associado com o quadro grave da doença de Dupuytren. Além disso, a dislipidemia foi associada com a necessidade de um novo tratamento, após realização da cirurgia denominada fasciectomia seletiva, que é, atualmente, o procedimento cirúrgico mais utilizado para o tratamento da doença de Dupuytren. Cerca de 17% dos pacientes apresentavam dislipidemia e 52% hipertensão arterial. Também foi observada uma baixa taxa de reintervenção (5%), e complicações intra (menos que 1%) e pós-operatórias (24%) nos pacientes tratados por fasciectomia seletiva. Quase 20% dos pacientes apresentaram histórico familiar da doença de Dupuytren, que apresenta uma evidente predisposição genética.
E como o trabalho de pesquisa nunca acaba... e nosso interesse é a famosa Genética... o próximo passo será avaliar o perfil genético dos pacientes com doença de Dupuytren para identificar alterações genéticas associadas com o desenvolvimento e a gravidade da doença, com o objetivo de contribuir no diagnóstico, prognóstico e no tratamento desta doença que é incapacitante e que apresenta alto custo de tratamento. Para isso, já contamos com a super colaboração dos nossos alunos de iniciação científica do curso de Farmácia da UEZO: Ana Carolina Leocadio, Camili Pereira, Jade Pires e Victor Wainchtock.
Fernando Henrique Uchôa de Alencar
Mestre em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético INTO
Médico Ortopedista em Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva
(http://lattes.cnpq.br/1558378297081064)
Por: Dra Jamila Perini
Pesquisadora LAPESF-UEZO e INTO
Comments