top of page
  • Foto do escritorLaPesF

Exercício físico e obesidade influenciam na Covid-19?

Estamos presenciando uma maior infecção do vírus causador da Covid-19 entre indivíduos obesos, idosos e que apresentam outras doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e dislipidemia (níveis elevados de colesterol e triglicerídeos).


Mas temos uma boa notícia: o exercício físico libera o hormônio irisina, que em células adiposas influencia na expressão de nove genes reguladores da ACE2 (enzima conversora de angiotensina 2), local que o vírus SARS-Cov-2 se liga para infectar a célula humana. Os resultados promissores foram descritos recentemente por pesquisadores brasileiros, que apontam a irisina (“o hormônio do exercício”) como uma estratégia terapêutica promissora para o tratamento da Covid-19. Confira na íntegra o comentário sobre o artigo publicado na Revista Científica Molecular and Cellular Endocrinology (www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0303720720302173).


A irisina é um hormônio normalmente secretado pelo corpo durante o exercício físico contínuo e apresenta algumas funções como: favorecer o gasto de energia e diminuir o acúmulo de gordura, combatendo a obesidade, além de modular as células de defesa do sistema imune (macrófagos), apresentando ação anti-inflamatória.


O estudo publicado pelos brasileiros observou que a irisina (“o hormônio do exercício”), em células de adipócitos, modula a expressão de genes associados com a replicação do vírus Sars-CoV-2. A irisina diminuiu a expressão dos genes TLR3, HAT1, HDAC2, KDM5B, SIRT1, RAB1A, FURIN e ADAM10; e aumentou a expressão do gene TRIB3. Esses genes são reguladores da ACE2, enzima que é crucial para infecção pelo vírus causador da Covid-19.


A expressão do gene TRIB3 diminui com a idade, o que pode explicar a alta incidência da doença Covid-19 em idosos. Além disso, os indivíduos obesos, podem apresentar menores níveis do hormônio irisina e maior quantidade da proteína ACE, que coloca o vírus para dentro da célula.


O artigo conclui que a irisina pode ser uma estratégia de tratamento para a Covid-19. A minha conclusão é que o exercício é sempre um ótimo remédio... ajuda a manter a saúde, evita a depressão e ainda pode ajudar a combater a Covid-19.


Exercite-se! Mesmo em casa você consegue realizar uma rotina saudável de exercícios.


Por: Dra Jamila Perini

Pesquisadora Responsável pelo Laboratório LAPESF-UEZO

Link de notícias relacionadas:

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page