Ontem a Farmacêutica Thais Figueiredo, egressa do curso de Farmácia da UERJ-ZO (antiga UEZO), sob orientação da Profa Jamila Perini, defendeu a dissertação de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental.
O trabalho “Mapeamento do consumo, armazenamento e da logística reversa de medicamentos domiciliares durante a pandemia de COVID-19” foi avaliado e aprovado pelas ilustres Pesquisadoras e Professoras Catharina Fingolo da UERJ-ZO e Amanda Cavalcanti do INTO.
O objetivo do trabalho foi avaliar as características de indivíduos durante a pandemia sobre o consumo, armazenamento e logística reversa de medicamentos domiciliares. O trabalho foi realizado utilizando um formulário online (https://forms.gle/6wJN7uatHhSKNfHJ7), no período entre maio de 2021 a julho de 2022.
Thais ingressou no LAPESF em 2016 para realizar o estágio de iniciação científica, em 2017 foi estagiária do INTO, sob orientação da Profa Jamila e, em seguida, concluiu o TCC com êxito. Trabalhou em farmácia e em 2020 retornou ao LAPESF para realizar o mestrado profissional, que tem aplicação na prática do Farmacêutico. Thais teve ajuda e colaboração da equipe do LAPESF, em especial, doutoranda Mayara Calixto e IC Giuliana Rodrigues. Nosso muito obrigada!!!
Mesmo com a criação do decreto de 2020 (10.388), ainda faltam informações básicas e políticas públicas sobre o descarte de medicamentos domiciliares visando preservar o meio ambiente e a saúde da população. Como resultado deste trabalho foi elaborada uma cartilha informativa para ensinar e conscientizar a população sobre o correto armazenamento e descarte de medicamentos de uso domiciliar.
E você? Sabe onde armazenar e descartar os medicamentos que guarda em casa e que não utiliza mais e/ou que venceram?
Leia as informações na cartilha! O meio ambiente e a nossa saúde agradecem!
Dra Jamila Perini
Farmacêutica, Professora e Pesquisadora
Responsável pelo Laboratório de Pesquisa em Ciências Farmacêuticas - LAPESF
Comments