Foi divulgado hoje no site da CNN do Rio de Janeiro a entrevista da Profa Jamila Perini sobre o projeto de pesquisa que identificou que “Atletas brasileiros relatam depressão e alteração de renda durante pandemia” (por Mylena Guedes e Thayana Araujo, da CNN).
“Durante a quarentena, dos 578 esportistas que já responderam ao questionário online, 88,7% relatam sentir estresse, 72,7% têm insônia, 46,6% ansiedade e 27,2% se sentem depressivos. Ainda por causa da pandemia, mais da metade dos atletas (64,5%) apresentou alguma alteração na renda mensal e 13% deles tiveram o contrato alterado ou suspenso. No período, também houve relatos de perda de patrocínios, que levaram à readaptação dos treinos, obrigando atletas a treinar em locais inadequados, sem a presença de treinadores. Diante dessa realidade, quase 20% dos esportistas relataram lesões musculoesqueléticas, que também podem afetar as articulações e os tendões”.
A pesquisadora Jamila Perini é Jovem Cientista do Nosso Estado e recebe apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). O estudo faz parte de uma linha de pesquisa da Uezo, Into e da Fiocruz, envolvendo o projeto de doutorado do Lucas Lopes (bolsista Capes-Fiocruz) e da estudante de iniciação científica (CNPq-UEZO) Giuliana de Souza. Além disso, conta com a colaboração dos Médicos Ortopedistas do INTO Vitor Miranda, Rodrigo Goes e Gabriel Garcez, além do Pesquisador e Educador Físico, do INTO, Dr. Victor Cossich.
Hoje é dia de #newsdetodasexta.
Acompanhe a reportagem completa no link:
https://www.cnnbrasil.com.br/amp/esporte/2021/07/23/atletas-brasileiros-relatam-depressao-e-alteracao-de-renda-durante-pandemia
Por:
Profa Dra Jamila Perini
Pesquisadora Responsável pelo Laboratório LAPESF-UEZO
Comments