Hoje é dia de #newsdetodasexta.
Confira os resultados da parceria da UEZO com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia – INTO publicado na revista BMC Sports Science, Medicine and Rehabilitation.
A tendinopatia é uma doença degenerativa do tendão, afeta cerca de 30 a 50% dos atletas, devido a alta intensidade e frequência dos treinamentos.
Nosso grupo (UEZO-INTO), preocupado com a qualidade desses indivíduos, vem estudando a influência de fatores genéticos associados com doenças do sistema musculoesquelético em atletas.
Analisamos o DNA de 270 atletas de diferentes modalidades esportivas (vôlei, futebol, handebol, rugby, natação, polo aquático, atletismo, lutas, entre outros) e verificamos que alterações genéticas (polimorfismos) no gene que codifica o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α), uma citocina que induz apoptose e efeitos pró-inflamatórios foi associado com o risco de desenvolvimento da tendinopatia.
Os resultados sugerem que a presença do polimorfismo pode aumentar a expressão da citocina, resultando no aumento de inflamação, degeneração primária do tendão e, consequentemente, o desenvolvimento da doença no joelho (patelar), no ombro (manguito rotador) ou no tornozelo (tendão de Aquiles) dos atletas.
A colaboração e o trabalho continuam!!! Em breve, outros artigos e projetos serão divulgados. As colaborações interinstitucionais são fundamentais para a realização de pesquisas científicas de excelência.
Por:
Msc. Lucas Lopes
Doutorando LAPESF-UEZO e Fiocruz
e
Profa Dra Jamila Perini
Pesquisadora Responsável pelo Laboratório LAPESF-UEZO
Comments