Artigos publicados: Projeto de Pesquisa sobre Escoliose e Genética
No dia 25/11/2022 a Profa Jamila Perini e o Dr Antonio Eulalio apresentaram no Congresso Brasileiro de Ortopedia -SBOT os resultados da linha de Pesquisa de Genética e Escoliose Idiopática, uma colaboração do INTO, USP-Ribeirão e UERJ zona oeste:
Título das palestras:
- Risco aumentado de escoliose idiopática do adolescente na presença de polimorfismos genéticos no gene PAX-1.
- Risco de escoliose idiopática do adolescente associado com polimorfismo genético do receptor da leptina.
A escoliose idiopática é uma deformidade da coluna vertebral com etiologia desconhecida, existindo algumas teorias que tentam explicar o surgimento da doença, como as alterações genéticas. Assim, nosso grupo vem se dedicando para identificar polimorfismos genéticos que podem estar associados com o desenvolvimento e gravidade da escoliose.
Até o momento foram avaliados 202 pacientes com escoliose e identificamos que polimorfismos nos genes PAX-1, FBN1 e no receptor da leptina estão associados com o risco de desenvolvimento da escoliose. Parte dos resultados já foram publicados em revistas internacionais de alto impacto:
- Polymorphisms in paired box 1 gene were associated with susceptibility of adolescent idiopathic scoliosis: A case–control study (Journal of Craniovertebral Junction and Spine, 2022).
- Association of FBN1 polymorphism with susceptibility of adolescent idiopathic scoliosis: a case-control study (BMC Musculoskeletal Disorders, 2022).
Só foi possível realizar este projeto pelo trabalho da super Equipe:
Antônio Eulálio Pedrosa (INTO e USP-Ribeirão);
Gustavo Borges (INTO);
Helton Defino (USP-Ribeirão);
Luis Moliterno (INTO);
Renato Tavares (INTO);
Rodrigo Andrade (USP);
Jessica Vilarinho (UERJ);
João Antônio Guimarães (INTO);
Jamila Perini (UERJ);
Nosso muito obrigada a todos os envolvidos e ao fomento da pesquisa concedidos à Profa Jamila Perini pela FAPERJ e CNPq.
Comments