top of page
  • Foto do escritorLaPesF

Amazônia: pesquisa sobre o impacto do mercúrio, oriundo do garimpo, na saúde de populações indígenas



Em outubro (4 a 14/10/2022), o grupo de pesquisa “Ambiente, Diversidade e Saúde”, coordenado pelo Pesquisador da Fiocruz Paulo Basta esteve presente no estado de Roraima, na Terra Indígena Yanomami, na região do alto rio Mucajaí para realizar a coleta de campo do Projeto de pesquisa:

“Impacto do mercúrio em áreas protegidas e povos da floresta na Amazônia Oriental: uma abordagem integrada saúde-ambiente”.


O objetivo do projeto é investigar o impacto à saúde humana e ao ambiente causado pela atividade garimpeira, com foco na contaminação por mercúrio, em áreas protegidas e entre povos da floresta. Dentre os objetivos específicos inclui a análise de polimorfismos envolvidos com a variabilidade genética na intoxicação por mercúrio, avaliação dos níveis de mercúrio e sintomas clínicos associados à exposição ao metal.

Na ocasião, foram coletas amostras de 290 indígenas de 9 aldeias. Além de swab oral para extração DNA e análise dos polimorfismos genéticos, também foi coletado uma amostra de cabelo para dosar os níveis de mercúrio e realizada avaliação médica.


A equipe formada por 20 profissionais (Fiocruz, UERJ, UFRJ, USP, UFOPA, SESAI, MS) altamente capacitados em suas áreas de atuação foi coordenada com maestria pelo renomado Pesquisador Paulo Basta.

Coleta: Ana Vasconcellos, Amanda Frota, Pedro Basta e Raiane Oliveira;

Médicos: Adriana Jacques, Bruno Rebouças, Cristina Hofer, Joseph Kempton, Lucas Albertoni, Marcelo Ferreira, Roberta Toyoko, Rogério Adas e Simone Ladeia;

Psicólogos: Mirian Akiko e Rafaela Achatz;

Análise Peixes: Jaqueline Bezerra e Andreiva Araújo;

Água e Solo: Patrícia Jacques e Daniel de Oliveira;

Análise Genética: Jamila Perini e Mayara Calixto.


Iniciativas como essa são de extrema importância para subsidiar planos e políticas de saúde pública para populações expostas ao mercúrio utilizado inescrupulosamente no garimpo da Amazônia Brasileira.

Por Jamila Perini

Pesquisadora Responsável pelo LAPESF - UERJ/ZO


9 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page