top of page
Foto do escritorLaPesF

Egressos UEZO estão atuando no diagnóstico da Covid-19

Atualizado: 18 de ago. de 2020

É com enorme satisfação e orgulho que o LAPESF-UEZO anuncia a contratação de quatro ex-alunos treinados no Laboratório, com formação técnica, científica, humana e ética para atuarem como Analistas na Central Analítica de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).




Emergencialmente, foi necessária uma ampla mobilização para atuar em todas as frentes no combate à pandemia do novo coronavírus. Profissionais qualificados foram convocados para trabalhar em Unidades de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19. Dentre as unidades de apoio, encontra-se a Central Analítica da Fiocruz, que foi construída para atender a demanda de todo o Brasil. Os laboratórios possuem capacidade para realizar cerca de 10 mil testes da Covid-19 por dia.


A experiência em laboratório de Biologia Molecular é fundamental para realizar o teste que é considerado o padrão ouro no diagnóstico da Covid-19 (a famosa sigla “PCR”). O protocolo de RT-qPCR em Tempo Real foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como referência para diagnóstico do vírus Sars-CoV-2. No teste é identificado a presença do vírus, após extração do material genético do próprio vírus (RNA), que é coletado com auxílio de um cotonete (swab) na região do nariz (nasofaringe) e da boca (orofaringe). É um exame complexo, realizado em várias etapas, que exige conhecimento técnico específico.


O LAPESF-UEZO, desde 2011, promove a disseminação de conhecimentos na área de Biologia Molecular. Atua na formação de profissionais qualificados para atuarem de maneira ética e consciente. O LAPESF incentiva a inovação de profissionais que possam contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social, sendo capaz de atender não apenas à necessidade do mercado de trabalho, mas também impactando positivamente nas demandas do indivíduo e da sociedade. Trabalhamos com técnicas laboratoriais específicas, de última geração, sem esquecer das questões humanas presentes nas relações individuais e de equipes. O intuito é formar um profissional com autonomia intelectual, que pensa de forma reflexiva e possui sensibilidade ao relacionamento interpessoal e interdisciplinar.

Por: Dra Jamila Perini

Pesquisadora Responsável pelo Laboratório LAPESF-UEZO


Conheça um pouco sobre as egressas do LAPESF-UEZO:

Jéssica Vilarinho Cardoso

Egressa Tecnóloga em Produção de Fármacos pela UEZO (2012)

Mestre (2016) e Doutora (2020) em Saúde Pública e Meio Ambiente, Fiocruz e LAPESF-UEZO

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4221853721441749

Mayara Calixto da Silva

Egressa Farmácia UEZO (2017)

Mestre em Saúde Pública e Meio Ambiente, Fiocruz e LAPESF-UEZO (2020)

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7156369535606390

Jéssica Alessandra Perini

Enfermeira (2008)

Mestre em Saúde Pública e Meio Ambiente, Fiocruz e LAPESF-UEZO (2017)

Doutoranda em Ciências Morfológicas, UFRJ e LAPESF-UEZO (2021)

Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9721887763856704

Daniely Regina de Freitas Alves

Biomédica (2014)

Mestre (2017) e Doutoranda (2021) em Saúde Pública e Meio Ambiente, Fiocruz e LAPESF-UEZO.




73 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page